segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

E os jogos começam

O mês de Janeiro vai avançando e, conforme as últimas comemorações de boas-vindas ao ano que chegou vão ficando para trás, um único assunto permeia as mentes dos cinéfilos: premiações. A temporada das cerimônias de entrega dos prêmios mais importantes do mundo cinematográfico já se encontra em sua primeira fase, quando as suas indicações são conhecidas.


Em Dezembro foram conhecidos os indicados ao Spirit Awards (prêmio do cinema independente), Critic’s Choice Awards, Globo de Ouro (prêmio da imprensa estrangeira de Hollywood) e ao Screen Actors Guild of America (SAG – o prêmio do sindicato dos atores).


Em Janeiro foram conhecidos os concorrentes ao Producers Guild Awards (PGA – prêmio do sindicato dos produtores) e ao Directors Guild of America (DGA – prêmio do sindicato dos diretores). Ainda serão conhecidas as indicações ao Writers Guild (WGA), prêmio do sindicato de roteiristas, e ao BAFTA (British Academy of Films and Television Arts), a máxima premiação britânica para cinema.

Alguns dos favoritos desta temporada: Precious, Bastardos Inglórios,

A Single Man, Avatar, An Education, Invictus, The Lovely Bones,

The Blind Side, Guerra ao Terror e Up In The Air


Todos esses prêmios encaminham para e culminam com o 82° Academy Awards, dado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA. Seus indicados serão conhecidos dia 2 de fevereiro, já a cerimônia de entrega será no dia 7 de Março, no já tradicional Kodak Theatre de Los Angeles.




O Oscar e seus indicados são escolhidos pelos membros da Academia, que são compostos por diversos tipos de cineastas – diretores, atores, produtores, etc. Cada um desses ofícios, por sua vez, possui seu próprio sindicato e realizam sua própria premiação. Assim, os atores do SAG premiam as melhores atuações do ano, os diretores do DGA premiam as melhores direções e os roteiristas do WGA premiam os melhores roteiros.

Sendo a Academia formada por cineastas desses mesmos sindicatos, fica fácil perceber a correlação entre os ganhadores dos sindicatos e os do Oscar. Aliás, desde a criação do Directors Guild, em 1948, apenas seis escolhidos pelos diretores não foram os consagrados pela Academia com a melhor direção. Tal relação também aparece na decisão do Producers Guild Awards em aumentar para dez os indicados para melhor filme, mudança também realizada anteriormente pela Academia para o Oscar 2010.

Outro fator importante na decisão dos concorrentes e ganhadores da gloriosa estatueta dourada é o prêmio dos críticos. Há diversas premiações oferecidas pelos críticos para os melhores do ano, sendo as mais importantes a Associação dos Críticos de Los Angeles, o Círculo de Críticos de Nova York, o National Society of Film Critics e o National Board of Review.

Neste domingo, dia 17, o jogo de especulações estará aberto, oficialmente, com o jantar de entrega do Globo de Ouro, cujo anfitrião será o multiuso britânico Ricky Gervais, comediante, ator e um dos criadores da versão americana do seriado “The Office”. A partir daí virá a entrega dos prêmios dos sindicatos, o que irá, certamente, aquecer as apostas.
Então, que comecem os jogos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário