sábado, 6 de março de 2010

Apostas para o Oscar 2010 (Daniel)


Amanhã todas as especulações sobre os ganhadores do Oscar chegarão ao fim. No entanto, sempre haverá aqueles (já até me incluo nesse grupo) que discorda de pelo menos algum dos prêmios concedidos pela academia. Se você está acompanhando as especulações, sabe que já há alguns francos favoritos. Mudanças são totalmente possíveis, mas o Oscar não costuma ser lá muito surpreendente. Em alguns aspectos, realmente não há o que discutir. Quem ousa dizer que Christopher Waltz não merece ou não irá levar o Oscar de melhor ator coadjuvante ou que Up não será considerado a melhor animação? Por outro lado, há muita discordância quando tratamos principalmente dos prêmios de melhor ator e atriz e obviamente dos prêmios mais esperados: melhor diretor e melhor filme. Eis então meus palpites e minhas opiniões.


Começemos pelo que é mais importante. O Oscar de melhor filme não sairá para outra opção que não seja “Avatar”, “Guerra ao Terror” ou “Bastardos Inglórios”. São, realmente, as opções mais “oscarizáveis”. Assisti 8 dos 10 filmes que concorrem e realmente não vi outro filme com a força desses três. Talvez “Educação” se aproxime por destrinchar tão bem o amadurecimento de uma linda menina e mostrar como os filhos podem dar uma lição em seus pais. “Amor sem escalas” tem um roteiro muito criativo até (que deve levar o Oscar de roteiro adaptado, apesar da minha preferência ser “Educação”), mas não emplaca. “Preciosa”, para mim, é um filme mal dirigido que torna uma situação trágica em algo exagerado. Faltou sutilezas. Lee Daniels desperdiçou um tema muito rico com um filme cujo objetivo único é chocar.


Que venham então os favoritos. Ver “Avatar”, como disse José Wilker à Globo News, é ir ao parque de diversões. É simplesmente uma experiência divertida, sem nada que nos deixe maravilhado. Além do mais, James Cameron já embolçou mais de US$ 2 bilhões com esse filme – que custou um quarto desse montante. Então, por favor, sejamos francos, não há a menor necessidade de desperdiçar um Oscar com isso. Já Kathryn Bigelow, ex-mulher de Cameron, faz um filme cuja direção é perfeita do começo ao fim. Uma direção tão sensacional não pode, de forma alguma, resultar em um filme que não seja no mínimo inesquecível. “Guerra ao Terror” merece um Oscar por abordar a guerra de uma forma pontual e íntima, focando na adrenalina que o personagem principal (um desarmador de bombas) acaba dividindo conosco durante sua “rotina”. Sendo assim, aposto que Kathryn leva as estatuetas de melhor filme e direção para casa, apesar de um dos produtores ter tido a infeliz ideia de mandar um e-mail aos membros da academia pedindo que não votassem em “Avatar”. É bom lembrar que ele foi expulso da festa. Por outro lado, Quentin Tarantino apresenta “Bastardos Inglórios” como uma alternativa à disputa entre marido e ex-mulher. Este foi o filme que mais me marcou desses três (já falei sobre ele aqui). O humor de Quentin e sua violência burlesca sempre merece menção. Meu desejo seria poder ver Tarantino levar o prêmio de melhor filme e Bigelow o de melhor diretor. Isso, infelizmente, não deve acontecer. Afinal, a academia não desiste de vincular o melhor filme à melhor direção.


Mark Boal (roteirista), Kathryn Bigelow, Greg Shapiro (produtor) e o esperto Nicholas Chartier (produtor que mandou o e-mail) recebendo o Bafta



Há forte favoritismo também na categoria de melhor atriz. Sandra Bullock é o nome mais comentado. Depois de ter ganho o Globo de Ouro, a atriz que rouba a cena em “Um Sonho Possível” parece estar próxima da estatueta justamente por sua boa atuação ter sido uma surpresa tão grande. Ela mesma reconhece não ser grande atriz e suas comédias românticas geralmente passam longe da maior premiação do cinema. Sua investida em um personagem muito mais sério com qualidade aliado a sua simpatia, no entanto, podem lhe render um Oscar cujo mérito dramático me parece ser o menor dos detalhes. Além do mais, parece brincadeira comparar sua atuação com as de Meryl Streep e Helen Mirren. Mirren levou a estatueta com “A Rainha” em 2007, mas Streep, em sua 16ª indicação – não leva o Oscar desde 1982 com “A escolha de Sofia” -, devia vencer por mais uma vez se reinventar, agora como a excêntrica chef de culinária francesa Julia Child em “Julie & Julia”. Uma segunda opção, mais justa que Bullock, seria se Carey Mulligan, a nossa nova Audrey Hepburn, levasse o prêmio por fazer de “Educação” um grande filme. Ela já venceu o Bafta e tem todo o direito de levar o Oscar por revelar a complexidade de uma personagem tão boa.


Quanto a melhor ator eu não posso falar muito. Meus comentários se limitam a dizer que não, George Clooney não vai levar o Oscar. Não há nada de especial em sua atuação em “Amor sem Escalas”. Esse Oscar será de Jeff Bridges ou de Colin Firth. Particularmente, torço mais pelo segundo pois a sua atuação parece sensacional em “Desejo de Amar”, mas reconheço que ele não deverá levar o prêmio, justamente porque Jeff Bridges nunca ganhou uma estatueta dourada e parece também ser o grande barato de “Coração Louco”. Devo lembrar também que Firth interpreta um homossexual e nos últimos anos Philip Seymor Hoffman e Sean Penn já levaram o prêmio por captar a essência gay, o que poderia tornar a escolha da academia um pouco repetitiva.


Por fim, expresso minha torcida apaixonada pelo filme argentino “O Segredo de Seus Olhos” - o melhor que assisti nesse ano até o momento – para levar a estatueta de melhor filme estrangeiro. Uma combinação de direção, roteiro e atuações primorosas assim não pode sair de Los Angeles sem nada. Vale muitíssimo a pena assistir. O Oscar será transmitido na íntegra pelo TNT a partir das 21 horas e pela Rede Globo a partir de meia noite.

2 comentários:

  1. Eu sou suspeito pra falar de Up, mas o prêmio dele é certo. Bastardos Inglórios também é certeza pra mim. Eu perdi muitos filmes com todo esse estresse de vestibular e to completamente leigo no Oscar. De qualquer forma, caçarei uma TNT porque ninguém merece o José Wilker traduzindo na hora hahahah. PS.: Avatar é a mesma coisa que Pocahontas. Clichê.

    ResponderExcluir
  2. Meu comentário foi no outro post sem querer! só vi agora =P

    ResponderExcluir